26 de fevereiro de 2011

Mudanças Climáticas: Causas e Consequências




Quando o Sol
Se derramar em toda sua essência
Desafiando o poder da ciência
Pra combater o mal
E o mar
Com suas águas bravias
Levar consigo o pó dos nossos dias
Vai ser um bom sinal
Os palácios vão desabar
Sob a força de um temporal
E os ventos vão sufocar o barulho infernal
Os homens vão se rebelar
Dessa farsa descomunal
Vai voltar tudo ao seu lugar
Afinal. (...)

(
Forças da Natureza - João Nogueira e Paulo César Pinheiro)


Segundo ecologistas e cientistas, são inúmeros os fatores que contribuem com as mudanças climáticas: o efeito estufa, buraco na camada de ozônio, poluição atmosférica. Os quais ocorrem devido à falta de respeito com o meio ambiente, pois quando falamos da importância da preservação da natureza, da perigosa poluição que as grandes indústrias provocam, muitos acreditam que é especulação de ambientalista fanático.


Poluição causada por siderúrgicas - Comunidade Pequiá (Açailandia/MA)


Com a intensificação do processo de industrialização nos países desenvolvidos e nos países emergentes, houve o aumento significativo do consumo de combustíveis fósseis não renováveis: carvão mineral, petróleo e gás natural. As utilizações destes combustíveis, desordenadamente, propiciam elevados índices de poluição atmosférica. Logo, são os grandes responsáveis pelo efeito estufa e aquecimento global.


É preciso pensar em outro modelo de transporte urbano


Os governantes têm que buscar alternativas práticas para reduzir o impacto da poluição no planeta. Já houve várias reuniões com representantes de países desenvolvidos e os países emergentes. Porém, o principal emissor, EUA, não aceitou algumas propostas que ajudaria na redução de gases poluentes, defendendo o discurso neoliberal do desenvolvimento econômico.


Grandes empresas, grandes lucros, grandes danos


A natureza, na concepção franciscana, é obra da criação de Deus, portanto tem que ser cuidada e conservada, com o mesmo amor fraterno que temos com os nossos irmãos. Nesse sentido, é um grande desafio franciscano ajudar na conscientização da importância da preservação do meio ambiente para a sobrevivência humana. Pois, com a diminuição da poluição ambiental evitaria a perigosa mudança climática no Planeta Terra, de modo que reduziria as catástrofes naturais ocorridas em vários países.

Caminhada Ecológica no X ENCONJUFRA da Paraíba - Bananeiras-PB - 2004


Gésus De Almeida Trindade

Secretário Fraterno Regional – NEB4 – Bahia Sul


Pesquisar neste blog