8 de dezembro de 2013

IV Jornada de Direitos Humanos

A Jornada Franciscana Nacional pelos Direitos Humanos chega na sua quarta realização. Neste ano, a partir da Campanha da Fraternidade (CF) 2013 e da caminhada dos últimos anos da Subsecretaria Nacional de Direitos Humanos, Justiça, Paz e Integridade da Criação, será trabalhado o tema: Mineração e Direitos; Lema: Missão, Fraternidade e Vida.
Não parece, mas o Brasil se transformou no maior país extrativista da América do Sul e um dos maiores do mundo. O “extrativismo” é a apropriação de enormes volumes de recursos naturais, por formas intensivas e que, em sua maior parte, são exportados como matérias primas aos mercados globais. A questão da mineração, do extrativismo atinge os povos indígenas, os quilombolas, as comunidades tradicionais, agricultores, e é a base que permite o consumismo predatório e a concentração dos bens comuns da natureza. Hoje, é o símbolo mais forte de luta que se está travando, por um mundo mais justo e fraterno.
Pedimos as Fraternidades Locais que se empenhem a fazer a diferença no mundo de hoje sendo JUFRA e com um propósito de missão!!!
 
Fonte : JUFRA DO BRASIL

IV MUSICARTE FRANCISCLARIANO

 
 
O Musicarte é um encontro franciscano realizado anualmente pela Juventude Franciscana do regional NEB4, onde acontece um momento de lazer e confraternização entre as fraternidades deste regional. E neste ano a fraternidade que acolheu e organizou o encontro foi a Francisclariana (Jequié – Bahia), com o apoio do secretariado regional. Contamos com a presença de 80 jovens de diversas cidades (Jaguaquara, Vitória da  Conquista, Itajuipe, Itabuna e Eunápolis). 
O IV Musicarte iniciou com a oração da manhã realizada pelas Irsª Danila e Joice.  Cristiane Paixão realizou uma dinâmica de integração em seguida abordou o tema do musicarte ( A arte de ser jovem ), relatou que viver bem é uma arte, mas não devemos deixar a vida nos levar e sim aprender a conduzi - la  pelo caminho da paz, solidariedade e fraternidade. E não devemos permitir que a vida da juventude seja destruída com os impasses da atualidade: drogas, violência etc. 
Durante o evento ocorreu às oficinas de palhaço, de capoeira e de dança. Teve, também, a competição de musica (The voice da Jufra) e apresentação teatral das fraternidades.  E no sábado à noite,  dois cantores de forró da cidade fizeram o show para os participantes deste encontro. No domingo o encontro começou com a missa presidida pelo Padre Washington Ribeiro em seguida Joedson (secretário Fraterno Regional)  e Paula Ruas (Animadora Fraterna) dividiram os participantes em grupos e pediram para dramatizarem alguns textos franciscanos. O evento se encerrou com o amigo oculto do regional do NEB4. A secretária e o animador fraterno nacional mantiveram contados com os participantes do encontro através do telefone.
Ainda neste dia tivemos a visita de Dom José Ruy OFMcap,  bispo da Diocese de Jequié. A ideia foi promover o evento artístico inspirados em Santa Clara e São Francisco em um ambiente  inspirador, estabelecendo diálogos artísticos  e este ano fizemos homenagem ao nordeste. Encerramos as atividades do corrente ano com o espirito de alegria e confraternização.

Gésus De Almeida Trindade
Subsecretário de Formação - Regional NEB4

Pesquisar neste blog